terça-feira, 23 de junho de 2009

Uma das características mais fascinantes do momento em que vivemos é a produção compartilhada de informação, conhecimento e tecnologia. Em várias pesquisas sobre sites, por exemplo, é notória a produção coletiva da informação que é passada adiante, sempre com nuances, sempre em constante mutação. Assim acontece com o conhecimento e com alguns artefatos tecnológicos, como o software livre. O software público pode ser compreendido como uma variação do software livre, sendo que se diferencia deste basicamente em função do seu caráter de bem público. Seu espaço de manutenção e continuidade é garantido pelo Governo Federal. Atualmente, são mais de 25 softwares no ar, no Portal do Software Público (www.softwarepublico.gov.br). Neste espaço, estão as comunidades que gerenciam cada software, coletivamente construído. São comunidades - ou redes sociais - que crescem muito rapidamente. Há alguns meses atrás, o aumento de usuários do Portal era de 1.500 novos cadastrados a cada mês. Hoje, esse número já é bem maior. Tal como o Twitter e outros espaços de redes sociais, o Portal é utilizado para fins diversos, explicando essa multiplicação significativa de usuários. Além da troca de conhecimento e informação, o espaço proporciona um ambiente em que os indivíduos estabelecem laços e relações sociais com o intuito, por exemplo, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho.

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